Você gosta de Filosofia?

domingo, 25 de setembro de 2011

Atenção! Convocação Dos Acadêmicos e Graduados de FILOSOFIA do Amapá,.

A última reunião dos acadêmicos e graduados de Filosofia do estado do Amapá, realizada no prédio do IESAP, com o objetivo de iniciar as discussões para a construção da Associação de Filosofia do estado, foi muito proveitosa, contando com uma boa participação.
Uma próxima reunião foi marcada para o dia Primeiro de Outubro de 2011, Horário 16 horas, Local No Prédio do IESAP, e dessa vez deve contar com uma participação maior tanto de acadêmicos das duas intituições que oferecem o curso de licenciatura em Filosofia no Amapá, IESAP e UEAP, quanto com graduados interessados em discutir temas que possam melhorar a experiência filosófica por essas bandas, bem como, garantir mais espaços para a filosofia e seus profissionais.
Local: IESAP (Ao Lado Do Trem Esportivo Clube), Na Sala De Vídeo.
Compareça!



Centro Acadêmico de Licenciatura em Filosofia-IESAP.(CAFILO)

2º Reunião Oficial Do Centro Acadêmico de Filosofia-CAFILO

No Dia dez de Setembro do ano de dois mil e onze, nas dependências do Instituto de Ensino Superior do Amapá, Na cidade de Macapá, com Inicio as dezoito horas e trinta minutos, reuniram-se em caráter ordinário, os membros do Centro Acadêmico dos alunos de Filosofia, Sigla "CAFILO", para tratar Sobre a seguinte Ordem do Dia: 1) Organização do Calendário. 2) Organização de Seminário. 3) A Formação da comissão do seminário:Gil, Reberte e Pablo. 4) Compor a comissão para fundação da associação Acadêmicos e graduados de Filosofia: Roger e Alexsandro. 5) Formação do DCE. Nada mais havendo a tratar, o presidente da mesa, Diemerson encerrou a Reunião, do que para constar, eu, Reberte secretário, lavrei a presente ata, que segue assinada por todos os presentes. Terminou as dezenove horas e vinte sete minutos.




Secretário: Reberte sá
Presidente: Diemerson
Componentes Presentes Na Reunião:
1-Gil Moura
2-Diemerson Goés
3-Wemerson de Brito
4-Reberte Sá
5-Pablo Corréa
6-Alexsandro de Araújo
7-Daniel Costa



Macapá, 10 de setembro de 2011

sábado, 10 de setembro de 2011

O PRINCÍPIO

                                                                  VOO LIVRE!*

Uma senhora de 50 anos num belo dia acorda e resolve mudar radicalmente sua vida. Termina um casamento de mais de 30 anos com um homem que para muitas seria o ideal para se envelhecer do lado. Afasta-se de toda uma vida bem estruturada com filhos, netos e uma boa posição social e sai no mundo em busca de novas sensações, outras experiências.

O que para muitos seria pura maluquice de uma "velha" (caduquice?), representa o desejo que no fundo todos experimentam, uma hora ou outra, de dar sentidos mais significantes em suas existências. O problema é que nem todo mundo é tão louco (ou corajoso) quanto esta senhora e deixar tudo para trás. Coisas que se passa "uma vida" para conquistar, possuir. E que de certa forma estão na base dos valores socialmente cultuados: uma boa família, uma boa renda, um bom/boa companheiro(a), um bom patrimônio...

Mas o porquê de deixar tudo isso e se arriscar no incerto, no vazio? O que essa senhora e tantas outras pessoas que parecem desprezar os valores socialmente aceitos desejam, enfim, encontrar? Por que deixar aquela pessoa que te ama tanto? Por que deixar aquele belo emprego? Por que deixar o curso de direito, de medicina ou de engenharia? Por que deixar de puxar o saco do patrão, deixar de aguentar aquele(a) cônjuge mala, deixar aquela vida pacata e segura?

Talvez (e só talvez) essas pessoas nos ensinem que a vida é tão curta para a gente perder tanto tempo em coisas que não nos fazem felizes ou que não nos dão nenhum sentido especial de se estar vivo. Talvez (e só talvez) esses seres nos mostrem que a vida que levamos é uma opção que fazemos, e que não adianta culpar o governo ou o destino. Nós fazemos nossas existências conforme as nossas decisões dentro das circunstâncias em que vivemos. Muito existencialista isso? Talvez ( e só talvez)...

O fato é que ao nascermos só temos uma certeza absoluta: saltamos para um voo livre, e que não importa a religião, a renda, o dinheiro ou o poder tudo chegará inevitavelmente ao fim! Não só o voo, a queda também é livre. O que cada um fará em seu voo? Bom, uns podem preferir entrar nas gaiolas, e se iludirem com a falsa segurança, outros podem querer sentir, mesmo que por pouco tempo e com todos os riscos, a liberdade.

Aliás, o que você faria se soubesse que iria morrer em breve? E quem disse que não vai...? 

(*Texto publicado no blog "nativodamata.blogspot.com")
Gil Mauro